A utilização do vidro temperado na construção civil é muito diversificada. O material pode ser adotado em janelas, portas, vedações, box e até na futura mobília da residência.
O que faz do vidro temperado ser tão bem aceito é a segurança que proporciona. As características deste material conferem a ele uma resistência superior a 5 vezes a resistência de vidros comuns. Além disso, quando quebrado a sua forma de fragmentação evita a formação de cacos com pontas.
O processo de fabricação deste vidro é caracterizado pelo aquecimento do material até a temperatura de aproximadamente 700º Celsius, e posterior resfriamento brusco. Este processo é chamado de têmpera.
Aliado a boa resistência de impacto este tipo de vidro, também chamado de vidro de segurança, possui boa resistência a esforços de flexão e pode suportar diferenças de temperatura de até 200 º Celsius.
O vidro de segurança ainda pode ser encontrado em diversas cores e graus de translucidez. Assim, pode ser utilizado em diversos ambientes com objetivos distintos.
Benefícios da utilização do vidro temperado
Alguns benefícios já foram mencionados acima, entretanto este tipo de material é uma excelente opção para quem deseja aproveitar ao máximo a luminosidade natural e a vista definitiva.
Confira algumas vantagens a seguir:
- Resistência ao impacto superior a 5 vezes quando comparado a vidros comuns;
- Quando quebrado não produz cacos pontiagudos;
- Boa resistência a diferenças de temperatura, chegando a 200° Celsius;
- Manutenção da privacidade conforme grau de translucidez e cor do material;
- Bom grau de transparência;
- Melhor aproveitamento da luz natural o que acarreta na economia de luz artificial;
- Bom conforto térmico e acústico;
- Facilidade e praticidade na instalação;
- Facilidade e praticidade na limpeza.
Além destes benefícios, o vidro temperado é ideal para a decoração. Pode ser adotado em panos de vidros de grandes dimensões e em móveis como mesas e escrivaninhas.
Outra funcionalidade muito adotada para este tipo de vidro é na cobertura de pergolados de madeira. Além de prático é muito bonito.
Cuidados importantes durante a utilização e instalação
É importante tomar alguns cuidados quanto a sua utilização e instalação. Dê uma olhada nas instruções abaixo:
1 – Cuidado com pancadas fortes:
É importante ter cuidado com a possibilidade de pancadas fortes. Mesmo que a força da pancada não seja suficiente para quebrar o vidro na hora. Futuramente isto pode acarretar uma quebra sem nenhum tipo de incidente.
Ou seja, uma pancada anterior pode gerar uma quebra futura, mesmo que não seja identificada nenhum tipo de avaria no momento da pancada. Este problema é conhecido como memória de choque.
2 – Cuidado com a fixação:
Durante a instalação você também deve tomar cuidados com a pressão exercida sobre os parafusos de fixação. Caso a pressão ultrapasse o limite do material é possível que o material se quebre no momento da instalação ou fique em um certo limite, onde qualquer outro incidente pode provocar a quebra do material por acréscimo de tensão.
3 – Deixe uma folga para a dilatação:
O vidro possui um coeficiente de dilatação muito diferente de alvenarias, caixilhos metálicos e qualquer outro material.
Por isso, é importante deixar uma folga adequada para que durante a dilatação dos materiais não ocorra a quebra do vidro. Este é um fenômeno comum, que muitas vezes o consumidor reclama pelo vidro ter quebrado sozinho, entretanto o que aconteceu foi um efeito da dilatação térmica dos materiais envolvidos na construção.
4 – Contato direto com outros materiais construtivos:
Além do problema da dilatação o contato direto com a alvenaria e caixilhos é prejudicial ao vidro. Durante a dilatação os materiais entram em atrito e geram pontos de tensões indevidos e um diferencial de temperatura nestes pontos.
Para evitar isso é importante utilizar isoladores como silicone, calços de borracha, arruelas de plástico ou qualquer outro material que impeça o contato direto do vidro com os outros materiais construtivos.
5 – Cuidados com a utilização:
Durante a utilização alguns cuidados são essenciais. O primeiro deles é evitar qualquer tipo de impacto direto no vidro de segurança. Além deste tipo de impacto é importante utilizar as janelas e portas com cuidado, evitando fechá-las de forma brusca e assim evitando qualquer tipo de impacto.
Outro ponto a se destacar é a utilização do vidro de segurança dentro dos ambientes residenciais. Boa parte das crianças não conseguem identificar a vedação ou porta de vidro temperado, por isso fique de olho nas crianças para evitar qualquer tipo de acidente.
6 – Limpeza do vidro temperado:
Para limpeza deste tipo de vidro é importante que você nunca utilize material abrasivo, como palhas de aço e lixas, ácidos ou objetos pontiagudos para retirar alguma sujeira específica.
Além disso dê preferência para a limpeza com água e sabão neutro. Produtos específicos para limpeza de vidros também podem ser utilizados com segurança.
Vale destacar que o vidro deve estar sempre limpo e seco, assim você evita a formação de manchas de água.
Considerações Finais
Não tenha dúvidas em utilizar o vidro temperado em sua obra, além de seguro e resistente pode ter um custo muito competitivo com qualquer outro material. Para sua segurança compre o vidro de empresas renomadas e contrate bons profissionais para a instalação.
Não improvise na hora de instalar seu vidro de segurança, siga todos os procedimentos indicados pelo fabricante. Assim você evita incidentes no futuro.
Caso queira contribuir com o conteúdo ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.
Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.
Boa sorte em sua obra e um forte abraço.